O que é Desenvolvimento Cognitivo?

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Discorrer sobre um assunto tão mencionado na área de Neuropsicologia e Desenvolvimento Infantil não é algo tão simples quanto parece. Para nós pesquisadores, novas descobertas estão apressadamente surgindo e forçando-nos a atualizar nossos conhecimentos acerca de questões tão importantes para a compreensão do cérebro humano. Por essa razão, tentarei ser breve e farei grande esforço para deixar o texto claro e sem muitas dúvidas ao leitor.

Falar sobre desenvolvimento cognitivo implica antes de tudo, falar sobre cognição. A definição de cognição até hoje não é tão clara quanto deveria, afinal, “qualquer coisa” que esteja relacionada ao cérebro é chamado de cognição.  No entanto, é importante dar nome aos bois antes de falarmos deles.

Uma definição breve e objetiva do termo é:

“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.”

O conceito de cognição, portanto, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a mais tenra infância até os findos anos do envelhecimento. Importante notar que o desenvolvimento está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Este processo acontece em espiral crescente nos dando a noção de avanços no desenvolvimento em contínuo crescimento:

 [DESENVOLVIMENTO --> ADAPTAÇÃO --> APRENDIZAGEM]

Agora sim, podemos falar de desenvolvimento cognitivo que pode ser entendido como:

“Um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida”.

Adquirir conhecimento sobre o mundo ao longo da vida equivale a dizer que estamos sujeitos a adaptação ao meio praticamente o tempo todo. Assim, não é errado dizer que em condições normais, estamos nos desenvolvendo cognitivamente todos os dias enquanto vivermos.

Entrando em terrenos mais remotos, Jean Piaget foi um dos primeiros estudiosos preocupado em estudar as fases do desenvolvimento cognitivo infantil. Seu interesse estava voltado para a investigação de quais habilidades estavam vinculadas em cada estágio do desenvolvimento. Para determinar essas fases, seus estudos duraram décadas e seus sujeitos de pesquisa foram seus próprios filhos.

Em suma, o interesse de Piaget estava voltado para o estudo de como os organismos se adaptam ao meio, sendo esta adaptação dependente de um “cérebro maduro”. Ou seja, era preciso que o cérebro estivesse pronto, desenvolvido o suficiente para responder às demandas do meio de forma inteligente.

Embora Piaget tenha sido reconhecido pelo seu trabalho, foi também muito criticado por interpretações mal elaboradas de sua teoria. Atualmente temos concepções teóricas mais recentes que complementaram suas ideias e outras que tomaram uma posição mais contrária. Inclusive, uma delas compreende que o desenvolvimento cognitivo não ocorre em fases progressivas, como se B só pudesse ser desenvolvido se A já o estivesse antes.

Essa abordagem mais recente, que pode ser denominada de “Revolução Biológica” considera que, nós humanos nascemos com mais capacidades inatas do que se acreditava no início. Um exemplo que pode ilustrar essa ideia é a do famoso músico Mozart, que aos 4 anos de idade, já era capaz de dominar em 30 minutos sua primeira composição musical. É claro que Mozart foi uma criança-prodígio que aprendia a uma velocidade galopante as composições musicais. No entanto, não podemos desconsiderar essas novas concepções, que hoje têm se dedicado ao estudo da percepção e das habilidades motoras em bebês na tentativa de compreender o funcionamento da mente.

Bem, sem tomar qualquer postura defensiva de um lado ou de outro, o intuito deste post foi o de torná-lo um terreno fértil para uma pergunta fundamental (pelo menos para mim): qual seria a principal questão a ser respondida pelo estudo do desenvolvimento cognitivo?

Arriscaria dizer que os especialistas da área de desenvolvimento cognitivo infantil estão principalmente preocupados com a forma em como os processos relacionados a cognição vão se estruturando em etapas específicas do desenvolvimento. Entretanto, falar sobre cada uma delas dará muito pano para manga. Dou-me por satisfeita e resigno-me à sugestões, ideias, contribuições ou mesmo discussões!

Até mais.

48 ideias sobre “O que é Desenvolvimento Cognitivo?

  1. Lia

    Muito bom texto, Lu! Sabe que tive um prazer todo especial em lê-lo, pois minha formação é em Psicologia do Desenvolvimento, sempre fui apaixonada por Piaget!

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    1. Lia Mara Silva

      estou estudando sobre Piaget e sou acadêmica em psicologia aprendi muito com vc luciane.

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  2. Luciane Simonetti Autor do post

    Que legal, Lia!!! Eu sempre gostei muito do Piaget, ele foi genial e fundamental para o estudo do desenvolvimento infantil. Fico feliz que você tenha apreciado o texto. Um super beijo!

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  3. Nina

    Pois então… talvez fosse interessante desenvolver mais pesquisas focando a evolução possível do homem, não apenas o estado atual de seu desenvolvimento. ;)

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  4. ELEUSA MARIA BRITO BANDEIRA

    contribuiu para a minha pesquisa de desenvolvimento cognitivo. valeu! foi muito bom!

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá Vivi, este texto foi baseado em literatura na área, pode sim ser considerado científico, mas não é um artigo. Existem diversas teorias do desenvolvimento e esta é apenas uma delas. Se você precisar de indicação, tenho alguns textos e livros. Abraços!

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá Vivi, tem um livro que chama: Desenvolvimento cognitivo, dos autores John Flavell, Patrícia Miller e Scott Miller. É um excelente livro, cita uma série de estudos, dá exemplos e os capítulos estão separados conforme a faixa de desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. Dê uma conferida ;) abraços!

      Resposta
  5. Cristiane

    Muito obrigada por ter elucidado esse assunto. Estava lendo um texto e esse estava desgastante por faltar (em mim) informações sobre “cognitivo”.

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá, V.Pessoni! Caso queira alguma indicação de leitura, em um post anterior falei do livro “Desenvolvimento Cognitivo” dos autores, Flavell, Miller e Miller. É um excelente livro. Obrigada por visitar meu blog, continue acompanhando. Forte abraço!

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  6. Rosangela Elisabeth da Silva

    Olá!! Em uma criança com paralesia cerebral, podemos dizer que ocorre desenvolvimento cognitivo?

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá Rosangela, ótima pergunta! Sim, acredito que podemos dizer que ocorre desenvolvimento cognitivo, a diferença é que esse desenvolvimento ocorrerá em graus e tempos diferentes, além de seguir percursos diferentes. Isso significa que uma criança com paralisia pode sim desenvolver algumas habilidades, só que com muita estimulação externa para qualquer modalidade sensorial, desde que estejam preservadas a nível cerebral, ou seja, sem qualquer lesão na região que corresponde àquela habilidade a ser desenvolvida. O desenvolvimento ocorre porque temos um contato com o ambiente, e esse ambiente exige uma adaptação tanto comportamental, quanto cerebral. Como foi dito no texto, nosso desenvolvimento ocorre à medida que nos adaptamos e assim, aprendemos. Todos somos capazes de aprender. O que nos torna diferentes é que aprendemos em ritmos diferentes, uns mais rápido, outros mais devagar, e isso se aplica também à esse público em específico. Espero ter ajudado. Forte Abraço!

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  7. Vania Freire

    Gostei muito do texto. Me esclareceu bastante. Pena que você lembrou que tinha que ser breve.

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Então Vania, costumo elaborar textos curtos, porque o tema por si só já denso e não gosto de cansar os leitores. Mas aceito sugestões do que escrever no blog ;) Super abraço!

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  8. Pingback: O que é desenvolvimento cognitivo? - SuperCérebro

  9. Adriana C.

    Olá Luciane . Gostei muito do seu texto. gostaria de saber a fonte da definição de cognição que consta no mesmo. É possível? Tenho trabalhos acadêmicos da área a serem elaborados e corrigidos. Se puder me ajudar fico muito grata. Abraços.

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá Adriana, obrigada! Essa definição de cognição vem de estudos em livros como “Neurociência do Comportamento”, de Kolb e Whishaw (2002), “Ciência Psicológica”, de Gazzaniga (2004). Depende muito sob que perspectiva estamos definindo o termo. Neste caso, foi baseado numa abordagem Neuropsicológica. Espero ter ajudado. Abraços!

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  10. Alexandra Ongaro de Lima

    Adorei, sempre tive duvidas sobre a cognicao/cognitiva, o seu texto foi maravilhoso, cosegui entender perfeitamente, como voce mesmo disse com poucas palavras o entendimento fica mais facil…….. mt bom

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  11. Elice Elma V. L. e Lima

    Sou pos-graduanda em Psicopedagogia e todas as vezes que leio algo que fala em cognicao fico meio confusa do que realmente se trata,ou melhor,’ficava’! O seu texto,mesmo breve,foi muito esclarecedor para mim,obrigada!

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Oi Elice, realmente falar sobre cognição não é uma tarefa fácil. Ainda não existe um consenso, mas várias tentativas de descrever melhor esse constructo. Continue acompanhando as publicações. Abraços!

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  12. leidenice cunha pereira

    Boa noite,li seu artigo e gostaria de saber se você teria um texto sobre sociolinguística e cognitivismo no conceito linguístico.Sou aluna de Letras Língua e Literatura Portuguesa,da UFA,e apresentarei um seminário sobre o assunto na próxima Quarta Feira.

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá, tem um livro do Steve Pinker que chama “De que é feito o pensamento”. Este livro é todo baseado em análise linguística à luz de teorias cognitivistas. Abraços!

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  13. Pingback: A alimentação que contribui para o desenvolvimento cognitivo | Blog :: Xalingo

  14. Márcia Esper

    Gostei muito do texto. Sou Pedagoga, Psicopedagoga e Orientadora Educacional e suas explicações me elucidaram. Sua forma breve ajudou. Continue sempre produzindo. Obrigada, Márcia.

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  15. andresa

    Estamos fazendo um trabalho sobre esse assunto,e achei essa definição bem legal!
    OBRIGADA POR NOS AGUDAR!

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  16. Carlos

    Olá Luciane, como vai? Meu nome é Carlos, tenho uma escola de reforço aqui na cidade de Valinhos, próximo à Campinas. Conheci seu blog pelo facebook e justamente sobre um tema que me interessa mto, pois se relaciona com aprendizagem. Tenho um site da escola (www.principiavalinhos.com.br) que já está no ar, mas ainda carece de alimentação e ajustes. Gostaria de saber se você me autoriza a postar em meu site alguns de seus textos, devidamente creditados a você, claro. Mto obrigado, parabéns pelo trabalho.

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Olá Carlos! Com toda certeza, fique à vontade para postar os textos. Estarei falando sobre algumas práticas pedagógicas relacionado com o desenvolvimento cognitivo em um próximo post. Fico inteiramente feliz de saber que existe alguma apreciação do meu trabalho, pois meu objetivo é além de levar informação às pessoas, fazer divulgação científica. Fique à vontade também para sugerir temas, ok! E eu que agradeço. Forte abraço!

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  17. Pingback: Afinal, é o que ocorre dentro da cabeça | Ciência do Cérebro

  18. Alex Marcondes

    Boa tarde Luciane. Muito bom seus textos. Pesquiso sobre Estresse decorrente de vida laboral onde a cognição é extremamente explorado pelo empregador, você possui alguma indicação literária (artigos ou livros) com menção nesta área ??? Grato, e parabéns pelos estudos.

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    1. Luciane Simonetti Autor do post

      Oi Alex, não conheço nenhum estudo específico sobre isso, mas se você entrar no PubMed, que é um site de busca dos principais estudos científicos na área da saúde, com certeza você vai encontrar. O site é em inglês, por isso você precisa fazer as buscas em inglês. Acho muito interessante que possamos fazer esta relação entre alterações emocionais e cognitivas, porque sem sombra de dúvida nossa cognição se altera sim. Obrigada pelo comentário. Abços!

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  19. Maria Fernanda

    nossa Lu muito bom esse seu momento de reflexão . Adorei continue assim acrescento que para entendermos de cognição. Não podemos disvincular o conhecimento tipico e atípico das habilidades cognitivas do desenvolvimento infantil da criança e do idoso, pois isso estabelece uma grande referencia de desenvolvimento.
    bjs
    Maria Fernanda

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  20. deive

    Adorei o texto, sou biólogo há mais de dez anos, agora estou ingressando no curso de psicologia…
    estou fazendo uma pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo em adolescentes… gostei da forma como você abordou o tema sobre cognição….

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  21. Renata

    Amei o texto! Estou pesquisando o assunto e até agora esse foi o texto mais gostoso e proveitoso que encontrei ;)

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  22. Celia Regina Souza Viana

    O desenvolvimento cognitivo. Está diretamente relacionado à aprendizagem .
    Esse processo acontece em espiral crescente nos dados (observação)
    Noções de avanços no desenvolvimento em contínuo conhecimento.

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