Lesão Encefálica Adquirida e suas consequências

Lendo textos, artigos e livros sobre este assunto fiquei impressionada com os dados epidemiológicos relatados pela literatura. Tem sido observado um grande número de mortes causadas por lesão cerebral, principalmente no público jovem. O pior de tudo é que dependendo do grau e extensão da lesão, pessoas que sobrevivem a lesão cerebral podem ter prejuízos temporários, mas na grande maioria dos casos estes prejuízos são permanentes.

Imagem

Diversas são as causas da Lesão Encefálica Adquirida (LEA), dentre elas as principais são:

– Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE)

– Acidente Vascular Cerebral (AVC)

– Lesão Encefálica por Hipóxia

– Encefalite

– Síndrome de Korsakoff (tema do último post)

– Tumor Cerebral

Assim, a LEA é um termo geral empregado para descrever os diversos acometimentos cerebrais que causam principalmente prejuízos cognitivos e comportamentais. Tal terminologia é utilizada para casos em que o sujeito levava uma vida normal e em decorrência de um acidente cerebral interrompe seu curso de vida.

As lesões encefálicas podem ser descritas quanto ao grau e extensão do acidente cerebral e quanto aos diversos tipos de lesões (descritas acima). No que se refere ao grau e extensão, a lesão pode ser focal ou difusa e pode ocorrer de duas maneiras:

1) Lesão cerebral fechada em que não há abertura do crânio e pode ser consequência de acidentes automobilísticos, quedas ou no meio esportivo.

2) Lesão cerebral penetrante sendo o crânio perfurado, atingindo o cérebro. Pode ocorrer devido a assalto com armas de fogo agressão com objetos pontiagudos ou golpes.

As principais consequências da LEA estão sumarizadas e simplificadas no esquema abaixo:

Imagem

Como podemos observar, as alterações são múltiplas e atingem não apenas o sujeito com LEA, mas também seus familiares, amigos, colegas e também sua vida profissional. Intencionalmente, há um destaque maior para as alterações funcionais, pois aí é que estará o foco de atuação do Neuropsicólogo que trabalha com a Reabilitação de pacientes com LEA. As alterações funcionais são aquelas que causam impacto no dia a dia do sujeito e se refere a “o que ele faz” e “como ele faz” suas atividades. Por isso, é importante que a intervenção de pacientes com LEA seja “personalizada”, uma vez que as dificuldades e seus impactos na vida serão diferentes para cada paciente. Trabalho difícil, longo, mas recompensador!

6 pensamentos sobre “Lesão Encefálica Adquirida e suas consequências

  1. Gostei do artigo! É uma boa proposta de intervenção para neuropsicologia!

    As consequências são variáveis portanto se requer uma intervenção “personalizada” ,deste modo ocorre um estreitamento em direção ao que acomete o sujeito. Seria preciso ter conhecimento das lesões ocasionadas, de que modo estas afetaram o sujeito, para então se trabalhar as dificuldades e e impactos consequentes.

    Por fins de curiosidade e gosto pela área, se possível seria interessante que explanassem sobre as formas intervenções para reabilitação de pacientes com LEA ( Talvez através de um exemplo), assim podemos ter uma visão de como estas se dariam.

  2. Na verdade quando se fala de reabilitação Neuropsicológica está se falando de uma ciência nova e como tal ainda n é bem percebida pelo público. Mas eu gostei de encontrar essa sua página e gostaria de receber todas as suas descobertas. gosto de investigar neurociências e gostaria de saber se poderia me fornecer um manual de semiologia médica para compreender melhor já que em Angola que é o meu país essa questão de livros está fora do alcance de muitos…

  3. Pingback: Cérebro machucado (vídeo) | SocialMente

  4. Pingback: Cérebro machucado – FOCUS – PSI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s