Extra, extra: dicas de livros!

Muita gente tem me perguntado quais livros são recomendados para aqueles que querem estudar Neuropsicologia, e principalmente Reabilitação Neuropsicológica. Então vou dar algumas indicações que podem nortear bastante profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e tornar sua prática clínica mais eficaz.

O que faz uma boa leitura, hm!?

Livros de Neuropsicologia:

Neuropsychological Assessment – Lezak, Howieson & Loring (2004) lezak

É um compêndio dividido em duas partes. Na primeira são descritos os conceitos básicos, procedimentos de avaliação, neuropatologias, questões diagnósticas e epidemiológicas. Na segunda há a descrição das funções cognitivas como memória, atenção, linguagem, percepção,funções executivas, viso-construção, etc. trazendo conceitos, achados científicos e procedimentos de avaliação neuropsicológica específicos para cada teste.

 A Compendium of Neuropsychological Tests: administration, norms and comentary – Strauss, Sherman & Spreen (2006)

sherman

Também um excelente compêndio mais voltado para a descrição de testes utilizados em avaliação, com tabelas de dados de pesquisas dos mais diversos testes. Inclui a descrição das funções cognitivas e os detalhes de cada teste com procedimentos de administração, materiais de cada teste, instruções, tempo de administração, dados demográficos e dados de validação, padronização, validade ecológica e estudos clínicos baseados no uso dos testes descritos.

Manual de Neuropsicologia: dos princípios à reabilitação – Caixeta & Ferreira (2012)

manual neuro

Dividido em 10 sessões com capítulos bem distribuídos, o livro faz um resgate histórico da neuropsicologia, trata de assuntos como avaliação de algumas funções específicas, aborda a interface da neuropsicologia com Psiquiatria e Neurologia, descreve o estudo da neuropsicologia aplicada à infância, adolescência e 3ª idade, e levanta alguns tópicos especiais com um capítulo especial sobre “Neuropsicologia e Deus – buscando a alma no cérebro” e “Neuropsicologia do Self

Neuropsicologia Hoje – Andrade, Santos & Bueno

neuro hoje

Para os que querem “começar do início” o estudo da neuropsicologia aqui está uma excelente leitura. Desde aspectos teóricos a questões mais práticas, esse livro traz muitas referências bibliográficas sobre o estudo das diversas funções cognitivas. Está para ser lançada a 2ª edição, então não se apressem e esperem chegar nas livrarias.

Neuropsicologia do Desenvolvimento: transtornos do Neurodesenvolvimento – Miranda, Muszkat & Mello (2013)

neuro dsv

Dedicado ao estudo da Neuropsicologia da Infância, este livro aborda temas como Deficiência Intelectual, TDAH, Epilepsia, Transtornos do desenvolvimento, TOC, Distúrbios de Aprendizagem, Transtorno de aprendizagem não-verbal e Lesões cerebrais na infância. Uma ótima referência para quem quer atualizar conhecimentos nessa área.

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu – Oliver Sacks

oliverRelata inúmeros casos clínicos de forma divertida pelo experiente e famoso neurologista Oliver Sacks. Para quem ainda não quer se aprofundar, mas quer entender diferentes manifestações comportamentais decorrentes de alterações neurológicas, recomendo muito a leitura!

Livros de Reabilitação Neuropsicológica:

Reabilitação da memória – Barbara Wilson (2011)

reab memo

Aqueles que já estão um tempo trabalhando com pacientes com queixas graves de memória, esse livro é ótimo. Descreve conceitos e técnicas bem específicas, com passo a passo e trazendo exemplos claros de estudos clínicos.

Reabilitação Cognitiva – Sohlberg & Mateer (2011)

reab cog

Leitura para quem já é mais experiente na prática clínica. Dividido em 4 partes esse livro também descreve funções cerebrais específicas, e fornece as estratégias utilizadas para o tratamento de distúrbios cerebrais. Todo o livro é baseado em evidências científicas e com inúmeras referências de pesquisadores renomados na área de reabilitação.

Acho que para iniciar está bom, não?

Qualquer dúvida você pode me escrever, vou adorar responder para vocês.

Até a próxima, pessoal!

7 pensamentos sobre “Extra, extra: dicas de livros!

  1. Na verdade está dica e muito útil, sou de Angola e vou procurar essa bibliografia, mas só para reforçar eu recomendaria também a leitura de EDUARDO PUNSET – A alma está no cérebro ; uma radiografia da máquina de pensar. Obrigado

  2. Gosto muito dos seus blogs,sempre tive interêsse nesta matéria,por ter trabalhado com pacientes indicados por psiquiatras e neurologistas.Quando encontrei o seu primeiro blog,eu estava procurando,trabalhos de cognição em fisioterapia aplicada em trauma cerebral .Continuarei te acompanhando,prestigiando e somando a tudo que já li e vivenciei.Parabéns.

  3. OI Luciane, sou neuropsicóloga e adorei suas dicas. Estou buscando mais referências sobre reabilitação você teria mais dicas sobre esse tema?
    Parabéns pelo blog, gostei bastante do seu trabalho.

    • Oi Bárbara! Que bom que gostou. Tem mais livros sim, mas a maioria em inglês e por isso nem coloquei aqui como opção, porque muitas pessoas não teria acesso. Mas, posso passar sim.

      – Neuropsychological Rehabilitation: theory and practice (Barbara Wilson)

      – Principles of Neuropsychological Rehabilitation (George Prigatano)

      – Case Studies in Neuropsychological Rehabilitation (Barbara Wilson)

      – NIH Consensus Development Conference on Rehabilitation of Persons With Traumatic Brain Injury

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s